terça-feira, 8 de novembro de 2011

Lenda de Apolo e Dafne .


   A lenda diz  que Apolo , o Deus mais belo Deus do Olimpo , autoconfiante com seu arco de prata , irrita o cupido com sua arrogância . Assim o Cupido teria lançado duas flechas , uma de amor em Apolo e outro de chumbo na Ninfa Dafne , filha do Rio-Deus Peneu que afasta o amor .
     Doente de amor , Apolo começa a perseguir Dafne que corria para dentro de uma floresta tentando evita-lo . Ele chegava cada vez mais perto de seu objetivo quando Dafne suplicou a seu pai para ajuda-la . Peneu vendo que Apolo já tocava o cabelo de sua filha , a enfeitiça . Dafne sente seu corpo adormecer , sua pele transformando em casca , os cabelos em folhas , seus braços virando galho , os pés ficaram se no chão virando raízes.
    Transtornado Apolo agarra-se à árvore que fora seu grande amor e chora , e dizendo que a folha do loureiro sempre o acompanhara em sua coroa verde e vistosa , participando de seus triunfos eternamente . 
    Dessa maneira , os ramos de loureiro ficaram associados a Apolo , tanto que nos jogos Olímpicos ele ainda constitui parte do premio .

Apolo e Dafne ( Escultura de Bernini ) :